| CONFLICT |
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Perri, "O Sábio"

Ir para baixo

Perri, "O Sábio" Empty Perri, "O Sábio"

Mensagem por Saturn Ter 06 Jan 2015, 18:34

Faltavam, exatamente, 23 minutos para a meia-noite. Micael Estefari, lutador da UWL, encontra-se no interior da sala de estar da casa do seu primo, Jorge Gonçalves. Jorge é o filho único do casamento entre a irmã da mãe de Micael e o seu tio Manel (filho único como quem diz. O seu tio não é tido em muito boa conta. A sua fama de garanhão perdura há já mais de 40 anos na vila de S. Pedro, tal como as suas múltiplas amantes). O “Treinador da Vida” optou, já que está em Lisboa, para vir falar com Jorge. Uma coisa levou à outra e o lutador passou a morar provisoriamente na modesta casa do seu familiar.

Os dois aproveitavam o passar das horas para relembrar acontecimentos das suas infâncias. Estefari, apesar de nascido no Porto, viveu alguns anos na capital portuguesa quando era mais novo, chegando mesmo a fazer parte da turma do seu primo.

JG: (Sentado numa cadeira com uma mesa à sua frente) Lembras-te do Luís “Gordo”? Aquele que veio do Alentejo para a nossa turma no 4º ano?

ME: Era Açores. E sim, lembro-me bem dele.

Micael dá um gole num copo de água que tinha pousado em cima da mesa. Ao contrário do seu primo, Micael nunca bebeu álcool na sua vida.

JG: (Acabando com a sua quarta cerveja) Açores, Alentejo… tudo a mesma merda. Adiante, recordas-te de quando começámos a lançar pedras para a barriga dele para ver se o moço emagrecia? (Rindo-se) Era tão gordo, mas tão gordo. Jesus. Até me arrepio só de pensar em tanta banha junta.

Jorge continua a rir-se, enquanto o “Treinador da Vida” solta um pequeno sorriso amarelo. Não se orgulhava da atitude do seu primo.

JG: (Já mais calmo) Mudando de assunto, ainda nem me falaste daquilo do boxe em que estás metido? Ouvi dizer que ganhaste e tudo.

Estefari sorri e olha para baixo. Mexe um pouco no seu copo de água. Não queria muito falar sobre o assunto. Principalmente sobre o que se passou a seguir ao combate.

ME: É wrestling, Jorge. Mas… não me viste lutar? Mandei-te mensagem a avisar.

JG: Não tive tempo. Mas o que é que isso interessa? Ganhaste e é só isso que importa. Vencer, vencer e depois ainda vencer mais um bocado. Esse tem que ser o teu lema, campeão.

Jorge dá uma palmada no braço esquerdo do seu primo, incentivando-o. Contudo, o luso-italiano nem reage. Não parecia estar muito alegre, apesar dos sorrisos que soltava de tempo a tempo, a tentar disfarçar.

JG: (Antes de beber outra cerveja) É bom ver-te fazer algo de homem! Por momentos pensei que fosses larilas.

ME: (Surpreso; com uma expressão bizarra no rosto) Eu?

JG: (Após um primeiro gole na sua bebida) Sim, tu. Usas essas coisas estranhas… por exemplo, (apontando) aquilo ali que trouxeste à volta do pescoço.

Jorge apontava para um cachecol, que se encontrava pousado nas costas do seu sofá castanho.

ME: Aquilo é um cachecol. Usa-se bastante no Inverno.

JG: (Inclinando-se para a frente) Eu sei que aquilo é um “cáscole”. Não preciso que mo digas. Pensei era que soubesses que “cáscole” é para marico. Mas vá, como não sabias, dou-te um desconto. Um homem a sério não usa isso. Deixa o frio ir para o pescoço e depois escarra nele. Aprende, primo. Aprendo que eu duro para sempre.

O “Treinador da Vida” admirava-se com o modo de falar de Jorge. Possivelmente herdou-o do seu pai, que também peca um pouco na linguagem.

JG: (Levantando-se) Ah… as minhas costas. Sabes como é, primo. Vida dura de trabalhador.

ME: Pensei que estivesses desempregado.

JG: Volto a trabalhar amanhã, daí as dores nas costas. Dores pós-trabalho. Nunca ouviste falar?

Micael cansa-se de emendar as “pérolas” do seu primo e decide também ele levantar-se. Pretendia ter uma boa noite de descanso antes de ir para o ginásio bem cedo. Hosking é um novo adversário e é altura de elevar a fasquia.

JG: (Ao ver Micael deitar-se no sofá, pronto para adormecer) Que estás a fazer? Então não vais comigo ver as “babes” na discoteca do Chico? Anda lá!

Estefari respira fundo.

ME: Fica para outro dia.

JG: Insisto. Só te faz bem descontrair. (Com um sorriso perverso) E ver as paisagens também.

Jorge continua a insistir e a falar sozinho. Demora algum tempo até que este se apercebe que Estefari adormeceu. Tinha estado a falar para o ar. Isso aborrece o português que acaba por abandonar a sua casa pouco tempo depois.

Quem parece ter acordado com o som da porta a bater foi o gato Perri. O animal de estimação do lutador de 28 anos, desloca-se de forma sorrateira e silenciosa até ao sofá. Depois sobe para cima deste com esforço e encosta-se ao seu dono. Queria mimos. Micael, que fingia estar a dormir, começa a dar festinhas carinhosas ao seu gato.

ME: (Com uma expressão vaga) Só tu me compreendes, Perri.

Pequena pausa para observar Perri a coçar ferozmente a sua cabeça.

ME: Ando a pensar no que me disseram no Kerosene. Sobre a felicidade…. Será que têm razão? Será que aparento isso?

Micael permanece pensativo. Precisa de ter respostas para poder superar todos os duros desafios que terá pela frente na UWL e na sua vida.

ME: (Continuando a acariciar o seu gato) Como é que não sei a resposta de uma pergunta tão simples? Estou a falhar, Perri. Estou a fracassar outra vez. Não sei fazer mais nada.

Estefari olha para baixo. Sabia que felicidade não era aquilo que sentia. A sua postura assim o indicava. Perri, que parecia mais animado, possivelmente pelo bom tratamento que recebia por parte do seu dono, decide intervir e proferir um som sábio. Um som único que o distinguia de qualquer outra criatura, pela forma doce e carinhosa como era dito.

Perri: (Sentando-se no sofá) Miau.

Estefari sabia o que aquele miau queria dizer. Ou pelo menos pensava que sabia. Significava: “vais conseguir”. Mensagem curta e poderosa que ajudou Micael. Ajudou-o a mudar a sua forma de pensar para algo mais otimista. A esperança voltou a emergir no luso-italiano.

ME: (Sorrindo verdadeiramente) Tens razão, Perri. Tens sempre razão.

O “Treinador da Vida” viria a adormecer, passado pouco tempo. Enquanto Micael ressonava de forma audível, Perri dava início à sua missão. Primeiro ligou o computador, com o objetivo de fazer uma pesquisa no Google. Meia hora depois e Perri desliga o computador, com um sorriso matreiro. Começa a vasculhar a pasta do seu dono, até que encontra o seu telemóvel. Era altura de mandar uma mensagem. 
Saturn
Saturn

Mensagens : 31
Data de inscrição : 23/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Perri, "O Sábio" Empty Re: Perri, "O Sábio"

Mensagem por Saturn Sáb 10 Jan 2015, 16:03

A manhã terminava subtilmente. Micael Estefari, lutador da UWL, encontra-se no interior da cozinha da casa do seu primo, sentado à mesa, com uma taça de cereais à frente. O “Treinador da Vida” tinha acordado mais tarde do que o previsto. Pelos vistos, alguém desligou o despertador do lutador. Estefari estava convicto que tinha sido o seu gato Perri, pois mal acordou já tinha a sua roupa para o dia “seleccionada” (espalhada pelo quarto). O seu primo Jorge não dormiu em casa e, juntamente com um desaparecimento silencioso da parte de Perri, tornava a habitação num local muito mais sossegado. Demasiado até.

ME: (Referindo-se ao seu gato; falando sozinho) Ele vai ver quando chegar. Não fui treinar por causa dele.

Micael, que estava a tomar o seu pequeno almoço na cozinha, decide ir vestir-se. Apesar de ser uma pessoa com gostos muito requintados e próprios no que toca à roupa, o luso italiano decide seguir a sugestão do seu gato e vestir-se de forma mais casual. É então que um som é emitido, vindo da sala. Sem ter a certeza do que seria, Estefari desloca-se até à sala de estar. Aguarda uns segundos e o som repete-se. Alguém estava a bater à porta. Sem sequer espreitar para ver quem seria, Micael abre a porta. Era o seu primo Jorge. Este último encontrava-se num estado lastimável. Quase irreconhecível para Micael.

ME: (Preocupado) Que se passou?

JG: És tão bonita. Já te disse isso?

Micael olha com cara de parvo para o seu primo.

ME: O quê?

JG: (Aproximando-se de Micael) O teu rosto é macio e delicado. Queres namorar comigo?

Jorge tenta beijar Estefari, mas recebe uma chapada em troca. Cai de imediato no chão e começa-se a babar.

JG: Não queres aqui o papai?

ME: (Confuso) Mas que merda andaste a fumar desta vez?

Jorge começa-se a rir desalmadamente. Permanece assim uns segundos até que se encosta, sentado, à porta. A sua expressão muda drasticamente em poucos segundos.

JG: Micael, chama a louraça que estava aqui. Ainda tenho de lhe dizer uma cena importante.

Micael sabia do problema de Jorge com o álcool e com as drogas. Alucinações eram frequentes no seu primo, contudo este tinha-lhe prometido que iria acabar de vez com as drogas. Parece que não.

ME: (Compreensivo) Anda lá. Ajudo-te a deitares na tua cama.

Assim dito, assim feito. Em pouco tempo e de livre vontade, Jorge foi transportado até ao seu quarto. Pelo caminho, Micael ouviu um barulho vindo da cave.

ME: (Falando para o seu primo) Descansa aí um bocado. Já volto.

Estefari desloca-se até à cave e depara-se com Perri. Este, que estava a tentar chegar até a uma prateleira, olha docemente para o seu dono, já a pensar nos seus atos desta manhã.

ME: (Apontando o indicador ao seu animal de estimação) Não me olhes assim. Estou zangado contigo.

Perri vira o olhar por momentos e tenta indicar a Estefari o que quer. O objectivo de Perri era chegar até a uma câmara, localizada numa prateleira alta na cave.

ME: Queres que eu grave um vídeo?

Perri: Miau.

Sim, Micael também sabia o que aquilo queria dizer. Era um sim convicto. O seu combate com Hosking aproximava-se e Estefari deveria falar sobre o assunto (opinião de um gato).

ME: Já te disse que o Hosking é diferente. Ele quer que eu faça um vídeo e lhe responda. A provocação sobre o Gustavo foi nesse sentido. Mas eu sou mais inteligente e não o farei.

Perri dá uma espécie de facepalm ao ouvir as palavras do seu dono.

ME: (Pensando de novo no assunto) Pois, já estiveste certo algumas vezes no passado.

Micael decide pegar na câmara e pousá-la em cima de uma mesa.

ME: Se isto correr mal, a culpa é tua. Agora vai ver do Jorge antes que ele se mate.

Perri senta-se a olhar para o seu dono.

ME: (Susurrando) Já nem o meu próprio gato me obedece.

Micael arranja a sua roupa e liga a câmara.

ME: Vamos lá.
Saturn
Saturn

Mensagens : 31
Data de inscrição : 23/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Perri, "O Sábio" Empty Re: Perri, "O Sábio"

Mensagem por Saturn Sáb 10 Jan 2015, 21:15

CÂMARA ON

O cenário não poderia ser pior. Uma cave suja, desarrumada e com pouca iluminação não é o melhor local para ser gravar um vídeo, principalmente quando se tem uma meia rota pendurada em cima do candeeiro que ilumina o local. Mesmo atrás do luso italiano, que se encontra de costas para a câmara, está uma cadeira antiga e um banco. Algumas teias de aranha também são captadas na imagem. Perri, gato de Micael, decide sentar-se junto à porta, observando meticulosamente o seu dono.

ME: (Tentando engrossar a voz) Manipulação. Uma das palavras do momento. Tem-se popularizado nestes últimos anos. É uma característica atribuída a uma pessoa. Claro que quando se fala em manipulação e em UWL só pode surgir um nome: Edward Hosking.

Micael coloca-se agora de perfil para a câmara.

ME: (Concentrado) Hosking é caracterizado como um manipulador inteligente por muita gente. Aliás não oiço outra coisa ultimamente no que toca à UWL. Hosking para aqui, Hosking para ali. Isso é bom sinal para ele. Conseguir a atenção do Chairman da UWL é o que todos desejamos e ele tem conseguido. Parabéns.

Estefari junta as mãos.

ME: (Mordendo subtilmente o lábio) Por muito que possa surpreender as pessoas, a manipulação não existe. É uma desculpa criada para podermos agir de certa forma. Se o Hosking é um mente brilhante que consegue manipular tudo e todos, porque é que não me sinto manipulado? Porque é que o Rosas não se sentiu manipulado? Ehn… Interessante. Pensem nisso.

Nova pausa. Perri vai assistindo muito atento ao discurso do seu dono.

ME: (Apontando para si próprio) Eu sou a pessoa mais importante da minha vida. Eu decido o que faço e tenho a capacidade de pensar sem que ninguém saiba o que penso. Isso sim é brilhante. Por isso Hosking, lamento, mas não és a única mente brilhante no mundo. És igual a mim, ao Zeca e ao Joaquim. A diferença é que te expressas de maneira diferente. E o diferente é sempre melhor para muita gente, mas para mim não.

Micael coloca-se de frente para a câmara e cruza os braços.

ME: Falas em ordem e desordem como se fossem objectos. Coisas tuas que consegues usar como bem te apetece, mas não são. O ser humano é uma criatura emocional, com sentimentos. Por muito que tenhas a tua ordem, a tua forma de agir, esta irá-se alterar com o passar do tempo e mudar-te, por muito que tentes evitar. A ordem é algo que nós definimos para sabermos quando quebramos, quando estamos mal. O mais importante é ser algo normal, natural. Que se constrói com o tempo com toda a naturalidade do mundo. Se forçares a ordem, viverás sempre iludido. Prefiro viver na desordem se isso me fortalecer. Se isso me ajudar. E acredita que sei isso por experiência própria.

O “Treinador da Vida abana a cabeça e passa a mão pela barba. Estava maior do que o costume.

ME: Admito que vi ambos os teus vídeos. Despertaste algo em mim que o Valente não conseguiu. Não tenho a certeza do que seja. Talvez raiva, fúria ou só mesmo puro desagrado pela tua forma de ser. Esse não é o caminho para o sucesso. Provocações, criticar pessoas que já conquistaram o triplo que tu na vida. Quem és tu, afinal, para vires criticar o Gustavo por ter revelado a sua opinião sobre um assunto sensível? Ninguém tem o direito de cair em cima de uma pessoa só por ela ter dito o que achava. Seja o papa, tu ou um sem-abrigo. Uma coisa é não concordar outra totalmente diferente é criticar, gozando.

O luso italiano começa a recordar as lições que recebia de Gustavo quando era mais novo e que o ajudaram a tornar-se num life coach.

ME: Para seres um life coach tens que admitir os teus erros. Saber perder e vencer. Usufruir da maior parte das dádivas que a vida nos oferece e transmitir a mensagem a outras pessoas, ajudando-as a melhorar. O Gustavo é o melhor life coach que tive o prazer de conhecer e ele não merece o que andam a dizer dele. A sua vontade em ajudar os outros está sempre lá. E é assim que lhe respondem? Que o tratam? Não percebo. Juro que não entendo.

A tristeza invade momentaneamente o “Treinador da Vida”.

Perri: Miau.

ME: (Após receber o apoio moral do seu gato) É por pessoas como o Gustavo que eu luto. Que eu treino todos os dias. Para poder recompensar todos os que me ajudaram, que foram generosos comigo. Mostrar-lhes que o esforço deles não foi em vão. E só uma maneira de conseguir isso. Derrotando Edward Hosking. Um traste que nem merece as minhas palavras. O destino há-de acertar contas com ele. De isso estou certo.

O lutador começa a irritar-se. Isso é notório na cara de Micael, que, com a passar do tempo começa a corar das bochechas.

ME: (Apontando o indicador para a câmara) Combati Hoskings a minha vida toda e perdi demasiadas vezes. Agora é altura de mostrar que apesar de todos termos pontos fracos, conseguimos na mesma ser bem-sucedidos, se nos mantermos fiéis ao que defendemos, ao que acreditamos, sem nunca denegrir os outros!

Perri começa a entusiasmar-se, saltando efusivamente. Se há coisa que este gostasse para além de uma taça de leitinho morno era de ver o seu dono determinado e motivado.

ME: (Determinado) Posso ser cego, mas não deixo de ser eu. Não deixo de lutar! Não deixo de tentar! Falas como se fosses invencível e esse é o erro que te destruirá eventualmente. É uma questão de tempo. Vemo-nos segunda, Edward. Quero ver o teu paleio dentro do ringue.

Micael sinaliza a Perri para este desligar a câmara, mas este nem se mexe. O seu gato, ocioso, continua a sentado a mirar Estefari. O lutador, receoso que o final do vídeo não tivesse o impacto que pretendia, desliga rapidamente a câmara.

CÂMARA OFF

ME: (Ainda zangado) Ele não merecia que lhe dirigisse a palavra sequer.

O luso italiano abandona o local, seguido do seu gato Perri. 
Saturn
Saturn

Mensagens : 31
Data de inscrição : 23/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Perri, "O Sábio" Empty Re: Perri, "O Sábio"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos