| CONFLICT |
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Je ne suis pas Micael Estefari

Ir para baixo

Je ne suis pas Micael Estefari Empty Je ne suis pas Micael Estefari

Mensagem por Shotgun Sex 09 Jan 2015, 23:01

Je ne suis pas Micael Estefari AEdzuvD

Quarta-feira, 7 de janeiro. Edward Hosking chega a casa após um treino cansativo logo pela manhã. O inglês atira então o saco que carrega o seu equipamento e as chaves do seu apartamento para o sofá, deslocando-se imediatamente para a casa de banho onde se iria refrescar. Sensivelmente meia-hora depois, com o almoço preparado, o lutador britânico senta-se no sofá e manda um longo suspiro, mostrando porventura algum cansaço. Na mesma altura em que metia a primeira garfada de carne de vaca na boca, a SIC continuava a cobrir a notícia mais marcante da atualidade num nível mundial.

Jornalista: Continuamos então a cobrir a notícia que vai marcando esta quarta-feira (...) 12 vítimas fatais no atentado à sede do Charlie Hebdo, jornal satírico francês, que acontece há sensivelmente um par de horas em Paris.

O britânico eleva a sobrancelha e fica hipnotizado, em sinal de descrença. Referir que, naturalmente, o inglês comunica na sua língua natal quando está sozinho ou acompanhado por nativos de língua inglesa.

Jornalista: É reportado que os assassinos escolheram a dedo, auxiliados por uma lista, os seus alvos neste evento que vai obviamente marcar o ano. Os suspeitos são de origem muçulmana e ao que aparente esta pareceu ser uma revancha pessoal, em nome de Maomé, sobre uma antiga capa do próprio Charlie Hebdo, famoso jornal satírico de França.

Edward apaga a televisão e leva o resto da comida para a cozinha.

Edward Hosking: Way to go, you fucking arseholes.

O inglês raramente utiliza as redes sociais, mas além de ter conta no Twitter, tem também uma página oficial no facebook. Decidido a ir averiguar as reações a este terrível incidente, sempre com o tradutor aberto na ala do lado caso lhe falhe algo apesar de improvável, Hosking depara-se com um grupo de mensagens dirigidas às famílias e amigos das vítimas. Além disso, fruto de alguns contactos portugueses na sua rede social, repara num também extenso número de mensagens odiosas e críticas, dirigidas a um tal de Gustavo Santos. Afinal, quem seria esse careca idiota?

Acaba por descobrir a sua conta oficial, ficando assim atolado em consecutivas leituras das suas mensagens e das consequentes mensagens de ódio que eram constantes e às centenas. Especialmente na última e mais recente mensagem, onde endereça aos seus seguidores o seu ponto de vista sobre o atentado de Paris e as vítimas pertencentes ao jornal satírico Charlie Hebdo. Ao ver os muitos comentários que leu durante este período, depara-se com um facto curioso...


Edward Hosking: JACKPOT!

Ao ler o comentário duma senhora indignada que pedia, entre outras coisas, o suicídio de Gustavo Santos, Edward acaba por investigar o trabalho profissional do mesmo e acaba por anotar num caderno que lhe estava à mão as suas ocupações profissionais: escritor, orador motivacional e... treinador da vida.

Edward Hosking: This is goddamn priceless! - enquanto vai tirando apontamentos.

Após tirar alguns apontamentos básicos sobre a vida profissional de Gustavo Santos, o inglês senta-se no sofá com o seu computador e com um pequeno caderno ao lado. É aí que o interesse pela figura pública começa a despertar de forma mais vincada, pesquisando tudo o que consegue sobre o próprio. Para boa compreensão da sua personalidade, tiques e contornos pessoais, o lutador devora qualquer informação que lhe seja preciosa de forma meticulosa. Desde os seus últimos meses de publicações na sua conta oficial até às conferências e palestras motivacionais, passando por algumas páginas da sua mais recente obra. Vai anotando tudo enquanto a CMTV aborda o mesmo ponto.

Pensativo, Edward acaba por ter uma ideia que iria pôr em prática a qualquer minuto. Após estudar e observar metodicamente o último episódio de "Querido, Mudei-te o Cérebro" o britânico acaba por colocar o equipamento de lado e revirar os olhos durante alguns minutos para depois escrever uma data de informação, em forma de diagrama, no seu caderno de anotações. Após consultar um dicionário que também tinha à mão, o mesmo desliga a televisão e ruma seu escritório, levando consigo o caderno com alguns pares de páginas escritas.


**********

A imagem é negra e ouve-se um indivíduo a tossir. Rapidamente o inglês Edward Hosking retira a lente da câmara, ele que imediatamente se senta na sua cadeira. O fundo mostra, como habitual, o seu escritório, desta vez em plena luz do dia. O mesmo tem um pequeno caderno nas mãos e vai sorrindo à medida que olha para mesmo. Após tossir novamente, o britânico tenta disfarçar mal o sorriso e acaba por olhar para a câmara com um tom ligeiramente mais sério, mas ainda assim repleto de sarcasmo.

Edward Hosking: Meus amigos, sugiro que façam um minuto de silêncio em honra da dúzia de vítimas em Paris. Que a sátira viva para sempre e que a liberdade de expressão no humor nunca seja suficiente para acabar uma vida humana. Pois a chave neste caso é a liberdade de expressão. E a aceitação da mesma. Mas, como tudo nesta vida, há limites. E há oradores idiotas que não o entenderam no passado, não o entendem agora e só o entenderão no futuro se o balearmos e o transportarmos para a quinta dimensão.

Após estas primeiras frases, revira os olhos e abana negativamente a cabeça.

Edward Hosking: Poderia dizer que ser careca era sinal de estupidez universal. Mas como há carecas que não o são, há quem abunde de cabelo e continue à deriva neste mundo. Como esses treinadores da vida que vemos por aí, não? Mas referir que a calvice era a causa da estupidez do mundo era insultar algumas das poucas inspirações que tenho neste mundo pela forma que dominavam quem lhes tentasse passar a perna: Vladimir Putin e Walter White. E o nome que irei referir de seguida não se assemelha em nada a nenhum deles.

Hosking imita uma arma com a sua mão esquerda, fingindo logo de seguida que se suicida, puxando o gatilho com o polegar numa cena que é frequentemente vista na televisão e em filmes.

Edward Hosking: Gustavo Santos...

O inglês abre o seu caderno de anotações.

Edward Hosking: Diz-me, Gustavo. Quando já não sobrar nada, ainda vais cá estar? Amor ou consequência? Como reencontrar o equilíbrio? Devemos nós realmente arriscar-nos a viver? Mas antes de me responderes a estas perguntas, independentemente do buraco onde te estejas a esconder, quero informar às massas quem é realmente Gustavo Santos. Estrela de "Querido Mudei-te a Casa". Figura pública de renome no panorama nacional. Escritor, orador motivacional e lifecoach. Aquele que questiona a liberdade de expressão de forma impensável. Diz-me, Gustavo: serão estas declarações não liberdade de expressão, mas sim desrespeito egóico pelas tuas ideologias de vida?

Folheia novamente o caderno de forma lenta, tentando encontrar informação que o ajudasse a prosseguir o discurso de forma fluída e coerente.

Edward Hosking: Estarei eu não a opinar nem a questionar, mas sim a gozar com as tuas convicções, Gustavo? Sabes... li um comentário engraçado. Falava em equilíbrio. És um treinador da vida, alguém que ajuda as pessoas as pessoas a viver melhor de muitas formas. Na teoria, claro. E mais do que ninguém deverias saber que a vida não é passada apenas no ginásio ou em apenas uma localização. Há que manter as coisas organizadas, não? Então diz-me tu, Gustavo, porque passas mais tempo a embelezar o teu corpo do que a embelezar a tua mísera, nula, impura e desumano cérebro? És oco. Chamaria-te todo e qualquer insulto. Mas esses termos estão acima de qualquer coisa que te possa qualificar.

O britânico estica a mão e aproxima a câmara, que agora foca quase exclusivamente o seu rosto que denota uma expressão mais séria, implacável e impenetrável.

Edward Hosking: Mas porquê culpar apenas uma pessoa quando se pode afirmar que a culpa está numa ideia, num rótulo, num grupo de pessoas que, não controlando a sua vida, pode controlar a alheia, assim como as suas crenças e convicções? É verdade, Estefari. Não me esqueci de ti. É curioso que apenas há alguns minutos, ao observar o miserável trabalho do ícone Gustavo Santos, apercebi-me que têm muito em comum. Não me surpreende, pois são da mesma laia. A gente que não tendo controlo da sua vida, se tenta premiar com o prazer de coordenar as convicções alheias com orações, palestras e livros que se baseiam na motivação, na crença em si próprio e na persistência.

Uma expressão ainda mais séria.

Edward Hosking: Uma dúzia de pessoas foram mortas hoje por um par de radicalistas confusos, autênticos animais. Em causa estava a liberdade de expressão, um princípio básico da democracia. O humor satírico, algo que infelizmente nem todos, nem Gustavo Santos nem Micael Estefari, tiveram a inteligência de compreender. E não me interpretem mal: eu realmente não estou minimamente preocupado com as mortes. Mais dúzia, menos dúzia. Incomoda-me sim o facto de existir nesta comunidade um grupo de indivíduos ocos.

O inglês afasta-se um pouco da câmara, balançando com a cadeira.

Edward Hosking: Gustavo Santos usa cachecol em grande parte das suas entrevistas. O cachecol faz parte da indumentária de Micael Estefari. Este primeiro é escritor. Micael Estefari também o é, mais ou menos. Ambos são feitos da mesma matéria: acreditam que podem ser eles os catalisadores da mudança. Isso enoja-me. É verdade que dizem que a nossa liberdade termina quando a do outro começa, mas infelizmente tentam passar a mensagem que a vossa vale mais do que a dos outros. Os outros são animais. Vocês, sim, são os verdadeiros terroristas. Vocês são todos a mesma merda.

Hosking levanta-se e dá um murro na câmara que rebola e acaba por cair da mesa, filmando apenas a secretária e sendo-se apenas audível a voz do inglês.

Edward Hosking: Je ne suis pas Micael Estefari.

O lutador abandona o escritório, batendo a porta com estrondo. A imagem desvanece.


Shotgun
Shotgun
Shotgun Eddy

Mensagens : 207
Data de inscrição : 26/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos